Todo o conteúdo deste site é propriedade dos seus respectivos donos.
AÇÃO GAMES VOL 1 (1991)
Lançada em 1991 pela editora Abril, a Ação Games marcou época como uma das primeiras revistas brasileiras dedicadas exclusivamente ao universo dos videogames. Em uma época em que o mercado de jogos ainda dava seus primeiros passos no Brasil, a revista surgiu como um guia indispensável para os jogadores, oferecendo dicas, detonados, análises e novidades sobre consoles como o NES (Nintendinho), Master System, Mega Drive e Super Nintendo.
Originalmente uma seção da revista Ação Jovem, o sucesso dos conteúdos sobre videogame foi tão grande que a editora decidiu transformá-los em uma publicação independente. Com uma linguagem acessível, visual dinâmico e muita paixão pelos games, a Ação Games acompanhou a evolução das gerações de consoles ao longo dos anos 1990, tornando-se referência entre o público jovem.
A revista também ficou famosa por suas matérias especiais, como listas de "100 melhores jogos", reportagens sobre o mercado internacional, e a cobertura de eventos como a E3. Seu visual marcante — com capas chamativas e ilustrações vibrantes — e o contato próximo com os leitores (através de cartas e concursos) ajudaram a construir uma comunidade fiel de fãs.
A Ação Games é lembrada até hoje como um símbolo da infância e adolescência de muitos brasileiros que viveram a era de ouro dos videogames no país.
⭐️⭐️⭐️ Bom
AÇÃO GAMES #001 (mai/91)
"Temos duas boas notícias para você, leitor. A primeira é que a sua Ação Games, a partir deste número, passa a ser mensal. Isso mesmo: ela estará nas bancas todos os meses, trazendo as novidades, as superestratégias e as matérias especiais que você quer ler. A segunda boa notícia é que a revista passa agora a ser produzida pela Editora Azul, uma empresa que está no pique das publicações especializadas como a nossa Ação Games. Sucesso desde o primeiro número, a revista está entrando numa nova fase e, mais do nunca, sua participação é importante. Você tem um truque radical? Então escreva para a gente, mostre que você é um verdadeiro fera. E vamos curtir a nossa Ação Games - agora, com continue infinito" - Editorial
Está primeira edição da revista especializada em games, do ano de 1991, traz uma matéria especial sobre o recém-lançado Super-Famicon (no Japão), com seu poderoso hardware de 16 bits, com processador Motorola, três co-processadores de gráficos, com resolução máxima de 512x448 pixels e memória RAM de 1 MB. Seus principais jogos são Super Mario World, Actraiser, Final Fight e Pilot Wings.
Em termos de hardware, a Dynacom apresentou seu novíssimo Dynavision 3, que suportava os cartuchos americanos e japoneses do NES, controles tipo manche de avião, com adição de dois novos botões (start/select) e entrada para fone de ouvido.
Também temos Superestratégias para os games: The Ravenger of Shinobi (Mega Drive) / As Tartarugas Ninjas II (NES) / Eswat (Master System).
E os reviews de: Mickey Mouse e o Castelo das Ilusões (Mega e Master) / Rockmen 3 (NES) / Double Dragon III (NES) / Gremlins 2 (NES) / Dr. Mario (NES)
Os lançamentos do mês ficam por conta de: G.I. Joe (NES) / Caçada ao Outubro Vermelho (NES) / Conquista do Palácio de Cristal (NES) / Sword Master (NES) / Hollywood Squares (NES) / Joe Montana Football (Mega Drive) / Storm Lord (Mega Drive).
E ainda algumas menções aos games: Grand Pix (PC) / King of the Beach (PC) / Karateca (PC) / Lakers x Celtics (PC) / Tour de Trash (Game Boy) / Burai Fighter (Game Boy) / Gonzales 2 (MSX) / Toy Acid 3 e 4 (MSX) / Ice Breaker (MSX)
AÇÃO GAMES #002 (Jun/91)
"As férias de julho estão ai e você tem 30 dias inteirinhos para curtir seu videogame. Pensando nisso, a Ação Games traz comentários e fotos dos 12 lançamentos que os distribuidores brasileiros estão colocando no mercado nesta temporada. A moçada do Mega Drive vai delirar com os títulos como Ghostbusters, ESWAT e Last Battle. Para os fãs dos videogames padrão Nintendo, as maiores novidades são Yo-Noid e De Volta para o Futuro 2 e 3. E a turma do Master System, claro que não foi esquecida: tem Ghouls and Ghosts e Operation Wolf. Depois de tomar um banho de lançamentos, mergulhe em nossas Superestratégias e no Top Secret - agora com truques, códigos e senhas separados por sistemas. Você nem vai se importar com o frio e a garoa que costumam pintar nas tardes de de julho: vai devorar sua Ação Games e detonar seu console!" - Editorial
Está segunda edição da revista especializada em games, do ano de 1991, traz o ranking dos melhores arcades de 1990: Melhor Jogo: Tartarugas Ninjas / O jogo mais inovador: Air Inferno / O melhor simulador de Corrida: Four Trax / O melhor simulador aéreo: F15 Strike Eagle / O melhor jogo de combate: Mercs / O melhor jogo de esporte: Pigskin 621 a.c. / O melhor pinball: Diner by Williams
Em termos de hardware, fica por conta do anúncio da venda do Super-Famicon no mercado americano, trocando de nome para Super NES.
Nas Superestratégias temos: Ghouls and Ghosts (Mega Drive), Double Dragon III: The Sacred Stones (NES), Alex Kid in Shinobi World (Master System).
E os reviews e lançamentos de: Ghostbusters (Mega Drive), Yo-Noid (NES), ESWAT (Mega Drive), Ghouls and Ghosts (Master System), De Volta para o Futuro 2 e 3 (NES), After Burner 2 (Mega Drive), Olimpic (NES), Operation Wolf (Master System), Last Battle (Mega Drive), Tico e Teco: Rescue Rangers (NES), Columns (Mega Drive), Double Drible (NES), Whomp'em (NES), SCAT (NES), Battletoads (NES), The Lone Ranger (NES), Crack Down (Mega Drive), Las Vegas Gamblers (PC), Chess Master (PC), Mortadelo y Filemon (MSX), Cosmic Sheriff (MSX), After the War (MSX), Kung Fu Master (Gameboy) e R-Type (Gameboy).
AÇÃO GAMES #003 (Jul/91)
"Por um bom tempo os gamemaníacos brasileiros tinham de esperar até anos para conhecer o que de melhor estava rolando no exterior. Felizmente esta situação começa a mudar, e um dos sinais disso é que, poucos meses depois de seu lançamento no Japão, chega a nós o Game Gear - videogame portátil de 8 bits da Sega que você vai curtir em nossa matéria especial. Esta edição de Ação Games traz também uma hyperestratégia com Bart Simpsons Contra os Mutantes Espaciais, desvendando até a última tela os truques, segredos e manhas deste game realmente radical. Fique ligado também em nossa matéria sobre os clubinhos de videogames que estão pintando por aí: falamos sobre alguns deles, seus serviços e como fazer para associar-se. Tudo isso para que você fique cada vez mais fera!" - Editorial
Terceira edição da revista, dá a noticia de mais um videogame padrão Nintendo 8 bits no mercado: o Hi-Top Games, que era compatível com os cartuchos americanos.
Também temos a noticia que a Tec Toy iria comercializar o mais novo console portátil da Sega: o Game Gear. E a JBN Eletronics trazendo até nós, fliperamas mais compactos, que serviriam em quase todos os ambientes, custando a bagatela de U$3.000.
Nas Superestratégias temos: Bart Simpson Contra os Mutantes Espaciais (NES), Alex Kidd in Enchanted World (Mega Drive), Moonwalker (Master System).
E os reviews e lançamentos de: JAMES POND (Mega Drive), PGA TOUR (Mega Drive), GOLDEN AXE WARRIOR (Master System), WARDNER (Mega Drive), CASTELIAN (NES), 1942 BATTLE HAWKS (PC), 688 ATTACK SUB (PC), TAIL GATOR (Game Boy) e NASCAR FAST TRACK (Game Boy).
AÇÃO GAMES #004 (Ago/91)
"Você que nos acompanha desde o começo já percebeu que a AÇÃO GAMES está cada vez melhor. E neste número, então, o que não falta são novidades. O volume de cartas no mês passado foi tão grande que resolvemos colocar as seções Classificados e Hot Circuit num caderno especial, que tem de quebra informações sobre clubinhos. Criamos a seção SOS Games para solucionar as dúvidas dos nossos leitores. A seção Game Boy passou a chamar-se Portáteis e tem agora informações também sobre o Game Gear. Finalmente, criamos um espaço dedicado aos micreiros: Computer Games, para os feras do PC e MSX. Tudo isso para que você, leitor, curta cada vez mais a sua AÇÃO GAMES.!" - Editorial
O que temos de notícia nesta quarta edição da revista, é que a Nintendo resolveu que iria ter sua representante oficial no Brasil - mas ainda não se sabia qual seria a empresa escolhida
A guerra Nintendo x Sega continua acirrada nos EUA, na matéria especial desta edição. Pelo lado da Sega, os anúncios dos games de Sonic - The Hedgehog, Toe Jam e Earl e Fantasia. Pelo lado da Nintendo, temos Super Mario World, Sim City, Zelda, Star Wars e Star Wars: Empire Strikes Back.
Nas Superestratégias temos: Battletoads (NES), Ghostburster (Mega Drive), Psicho Fox (Master Systrem).
E os reviews e lançamentos de: Sonic: The Hedgehog (Mega Drive), Forgotten World (Master System), Jogos Olimpicos (Master System), Futebol (NES), Pyramid (NES), Krazy Kreatures (NES), Double Strike (NES), F15 City War (NES), Batman (Mega Drive), Hudson Hawk (NES), Robin Hood (NES), The Rocketeer (NES), Ninja Taro (Game Boy), Who Framed Roger Rabbit (Game Boy), Their Finest Hour: The Battle of Britain (PC), The Secret of the Monkey Island (PC)
AÇÃO GAMES #005 (Set/91)
"Naqueles momentos em que a gente perde a última vida, mesmo depois de tanto sacrifício e calos nos dedos, quem já não sonhou com algum poder mágico que nos transformasse em gamemaníacos invencíveis? Pois a sua AÇÃO GAMES orgulhosamente apresenta o Game Genie, um incrível acessório que vem aí para radicalizar com os games Nintendo. Esta edição também está super-recheada de lançamentos para o Master System e Mega Drive - com destaque para Strider, premiado pela crítica internacional como o melhor jogo de 1990. E ainda tem filmes que viraram games para PC, lançamentos e estratégias para os portáteis, os games mais quentes no exterior, e muito mais para você devorar. Ataque!" - Editorial
Apresenta o ranking dos jogos Nintendo nos EUA. Em primeiro lugar temos o jogo das Tartarugas Ninjas 2, seguido se Super Mario Bros 3 e Mega Man 3.
Noticia de que o Panther, o videogame de 16 bits da Atari está com o projeto totalmente parado.
E que a Sega está lançando no Japão o incrível Mega CD, um acessório do Mega Drive que poderá rodar os jogos em Compact Disc.
A matéria pricipal é sobre o acessório hacker para o NES chamado de Game Genie, capaz de modificar os jogos. Aclopado ao cartucho original, o Game Genie, através da inserção de um código antes da tela inicial do game, é capaz de hackear o game, dando a capacidade do jogador adicionar vidas extras, continues extras, seleção de fases e muitos outros benefícios.
E os reviews e lançamentos de: Strider (Mega Drive), Dynamite Duke (Mega Drive), Phelios (Mega Drive), Burning Force (Mega Drive), Mystic Defender (Mega Drive), Golvellius (Master System), Strider (Master System), Rastan (Master System), Psycho World (Master System), Danan (Master System), Aerial Assault (Master System), Alex Kidd in Hi Tech World (Master System), World Games (Master System), Ghost House (Master System), Time Soldiers (Master System), Golf Mania (Master System), Gain Ground (Master System), Teddy Boy (Master System), Mickey Moise in the Castle of Illusion (Game Gear), Shinobi (Game Gear).
Nas Superestratégias temos: Battletoads (NES) - Parte 2, Eswat (Mega Drive), Ghouls'n Ghosts (Master System)